Câncer e Coronavírus: a luta não pode parar!

2020 foi bastante desafiador para todos nós. Além de termos que nos adaptar à nova realidade com a pandemia do coronavírus, também tivemos que processar o medo, a incerteza e a insegurança que esses tempos nos trouxeram. 

São muitas recomendações a cada instante e o paciente oncológico que já lida com a comorbidade do câncer precisa se cuidar ainda mais para resguardar a saúde. Com isso, muitas pessoas deixaram de lado as consultas periódicas com os médicos para se expor menos, dessa forma os exames preventivos também foram deixados de lado.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, em 2020 o Brasil teve cerca de 685.960 novos casos diagnosticados da doença. O Rio Grande do Norte, segundo a mesma fonte, teve uma estimativa de ​ 11.140​ casos novos de câncer, entre homens e mulheres, para o mesmo ano. Há 02 anos, o DATASUS registrou 18.035 óbitos no RN, excluindo as mortes por ​ causas externas,​ destes, a metade foi causada por câncer e doenças do aparelho circulatório.

Estes números trazem uma preocupação adicional em um ano marcado pela pandemia do coronavírus. Todos sabemos que por consequência dessa situação, vários serviços de saúde, públicos e privados, se dedicaram ao diagnóstico e tratamento da COVID-19, o que fez com que muitas doenças como câncer, doenças respiratórias, do aparelho circulatório e outras, deixassem de ser diagnosticadas e tratadas, levando consequências graves à saúde da população.

É preciso que os pacientes continuem indo periodicamente aos médicos para realizar exames preventivos, pois o diagnóstico precoce é a melhor forma de caminhar para a cura. Ainda que os números expressivos de mortalidade pela COVID-19 pesem bastante, as doenças crônicas continuam sendo responsáveis pela maioria das mortes na população. Sabidamente, a prevenção é o principal caminho para evitar estes desfechos. É importante tomar cuidados como:

Com estes cuidados, esperamos que as pessoas retornem aos programas de rastreamento, diagnóstico e tratamento das doenças mais comuns na população.

Esperamos vocês para continuarmos cuidando da saúde!

Tyrol Business Center - Av. Rodrigues Alves,
800 - Sala 312 - Tirol, Natal - RN

Contato