O que é prevenir

Em medicina, quando falamos em prevenir, significa que temos como objetivo evitar o surgimento de uma doença, impedir ou interceptar a sua evolução ou mesmo reabilitar o paciente, evitando a incapacitação do mesmo. Diante do exposto podemos dividir a prevenção em três níveis: primário, secundário e terciário.

Tipos de prevenção

Prevenção primária

A prevenção primária faz-se presente no momento em que a doença ainda não está instalada. A sua promoção se dá por medidas de ordem geral como moradia adequada, educação em todos os níveis, alimentação, lazer, esportes. Como também através de medidas específicas como imunização, higiene pessoal e do ambiente, proteção contra acidentes, aconselhamento genético. A prevenção primária, portanto, tem como objetivo principal evitar o surgimento de alguma doença.

Prevenção secundária

A prevenção secundária ocorre no momento em que a doença já está instalada no indivíduo, portanto, o seu principal objetivo é proporcionar o diagnóstico e o tratamento de forma precoce, evitando assim, complicações e sequelas, permanentes ou temporárias, causadas pela doença. Em oncologia, sua promoção ocorre por meio de consultas médicas e exames periódicos individuais (mamografia por ex.), com a finalidade de diagnóstico do tumor em fases iniciais e o respectivo tratamento, prevenindo a sua progressão e possíveis sequelas.

Prevenção terciária

A prevenção terciária tem como objetivo reabilitar o paciente portador da doença, que tenha sido submetido ou não a algum tratamento, impedindo a sua incapacidade social, laboral ou familiar. A sua promoção dar-se por meio de fisioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, ou seja, medidas que possam proporcionar qualidade de vida ao paciente.

“Em oncologia prevenir é fundamental. Em algumas situações as atuações do médico e do paciente não são suficientes para evitar o surgimento da doença, mas com certeza podem proporcionar um diagnóstico precoce, minimizando a necessidade de tratamentos mais agressivos, prevenindo sequelas das doenças e dos tratamentos e principalmente, aumentando as chances de cura”.

Quais cânceres podem ser prevenidos?

Clique nas opções abaixo e leia mais sobre prevenção: