Câncer de intestino

O que é?

O câncer de intestino grosso e reto, os chamados tumores colorretais, estão no quarto lugar entre os cânceres mais frequentes. O rastreamento destes tumores, seja com o objetivo de retirar pólipos intestinais, impedindo a sua transformação em câncer, ou diagnosticando precocemente o câncer, reduzem significativamente o risco de morte por estes tumores.

Atualmente, os pacientes com tumores colorretais restritos ao intestino têm uma chance de cura em torno de 90%, enquanto que os pacientes com comprometimento regional da doença e aqueles com metástases, as chances de cura reduzem para 71% e 14%, respectivamente.

Os principais fatores de risco relacionados a doença incluem doença inflamatória intestinal, tabagismo, diabetes mellitus, consumo de carne vermelha e embutidos, consumo de álcool, sedentarismo, síndrome metabólica e obesidade.

Quando e como rastrear?

População de médio risco

Iniciar a partir dos 50 anos

  • Colonoscopia a cada 10 anos, ou
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes anualmente, ou
  • Sigmoidoscopia flexível a cada 5-10 anos com ou sem pesquisa de sangue oculto nas fezes a cada 3 anos, ou
  • Colonografia por tomografia computadorizada a cada 5 anos.

População de alto risco

Os pacientes de alto risco são os que apresentam história pessoal de pólipos adenomatosos ou pólipos serrilhado, câncer colorretal, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa, doença de Crohn) e história familiar de câncer colorretal.

Para estes pacientes o rastreamento deve ser individualizado e realizado de acordo com o fator de risco apresentado. A orientação médica por um especialista é necessária para melhor indicação do rastreamento.

Referências:

  1. Siegel RL, Miller KD, Jemal A. Cancer Statistics, 2017. CA Cancer J Clin 2017;67:7-30. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28055103.
  2. Keum N, Greenwood DC, Lee DH, et al. Adult weight gain and adiposity-related cancers: a dose-response meta-analysis of prospective observational studies. J Natl Cancer Inst 2015;107. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25618901.
  3. Disponível em: https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/colorectal_screening.pdf.

Tyrol Business Center - Av. Rodrigues Alves,
800 - Sala 312 - Tirol, Natal - RN

Contato