Informações ao Paciente

O que é câncer?

Também chamado de neoplasia maligna ou tumor maligno, o câncer pode ser definido como qualquer proliferação celular anárquica, incontrolável e incessante, com capacidade de invadir tecidos vizinhos e à distância (metástases). Nem todos os tumores são malignos. Os tumores benignos não desenvolvem metástases, mas podem assumir um comportamento local agressivo e necessitarem tratamento cirúrgico adequado.

Os tumores malignos podem surgir nas diferentes células ou órgãos do corpo humano e assumirem comportamentos diferentes de acordo com o local em que surgem e com suas características biológicas. Por exemplo, diversos tipos diferentes de câncer podem surgir em um mesmo órgão e assumirem comportamentos absolutamente distintos.

O câncer é um problema de saúde pública no Brasil e em muitas outras partes do mundo. Atualmente,uma em cada quatro mortes nos Estados Unidos é devido ao câncer. Apesar dos progressos alcançados na redução das taxas de incidência e mortalidade e na melhora da sobrevida, o câncer ainda é responsável por mais mortes do que a doença cardíaca em pessoas com menos de 85 anos de idade. Os progressos podem ser alcançados pela aplicação dos conhecimentos existentes no controle da doença em todos os segmentos da população e do apoio a novas descobertas na prevenção, detecção precoce e tratamento.

Clique aqui para ler o Código de Ética Médica

Direitos do Paciente com Câncer:

O Governo Federal disponibiliza aos pacientes com Câncer uma cartilha com os direitos que orientam ao paciente diagnosticado com câncer a garantir um dia a dia assegurado pelo governo, através de alguns programas de assistência.

Para saber mais, acesse: INCA

Orientações aos pacientes que serão submetidos à cirurgia

1. Avaliação Pré-Anestésica
2. Doenças Associada

Informe o seu médico se: For portador (a) de alguma outra doença, além da que está motivando a cirurgia. É extremamente necessário que estas doenças estejam controladas na ocasião do procedimento cirúrgico para que não ocorram complicações decorrentes destas; For portador de doença(s) infecto-contagiosa(s) crônicas (hepatite B, hepatite C, HIV) para que se providenciem todas as medidas específicas de segurança para o paciente e para a equipe; For portador de alergias a medicamentos e/ou alimentos, para minimizar o risco de possíveis complicações desta natureza; For usuário de marca passo; Estiver resfriado, gripado ou tiver sido exposto a alguma doença infecciosa nas 48h que antecedem a cirurgia.

3. Medicamentos

Informe o seu médico a respeito de toda e qualquer medicação, inclusive medicamentos homeopáticos, que esteja usando ou tenha usado recentemente. Medicamentos como que interferem na coagulação do sangue (por ex: AAS/Aspirina), devem ser suspensos no mínimo 10 dias antes da cirurgia. Medicamentos para o tratamento de diabetes devem ser suspensos no dia da cirurgia.

4. Hábitos de Vida

Evite fumar nas duas semanas que antecedem a cirurgia. O ato de fumar prejudica a recuperação pós-operatória além de aumentar os riscos de complicações pulmonares; Avise o seu médico se tiver dificuldade em parar de ingerir bebidas alcoólicas; Avise o seu médico se você é usuário de drogas ilícitas.

5. Depilação, Cosméticos e Adornos

O (a) paciente não deve fazer depilação de qualquer natureza, no dia, ou nos dias que antecedem a cirurgia, independente do local onde será o procedimento. A depilação, também chamada de tricotomia, quando necessária, deverá ser feita na sala de cirurgia, minutos antes do procedimento, para minimizar os riscos de infecção de ferida operatória; Tome banho na noite anterior ou na manhã da cirurgia. Ao tomar banho, esfregue com água e sabão a área onde será realizada a cirurgia, mas não use cremes, loções, talco ou qualquer remédio; Retire peças íntimas (calcinha, soutien, cueca etc.) antes de ir para o centro cirúrgico. Você receberá uma roupa adequada para a cirurgia; Não use maquiagem, esmalte de unhas, cremes, loções, adornos (relógios, pulseiras, brincos, etc.), antes de ser encaminhada ao centro cirúrgico.

Cuidados no pós-operatório

1. Posição no leito
2. Drenos

Os drenos são tubos feitos de vários tipos de material (borracha, plástico, silicone etc.) destinados a coletar ou conduzir para fora do organismo líquidos fisiológicos (como o sangue) ou patológicos (como o pus), líquidos de lavagem ou, ainda, expulsar gases. O tempo de permanência do dreno varia de acordo com a circunstância em que foi colocado. Durante a internação o paciente deve ter cuidado para não tracioná-lo, pois o seu deslocamento pode causar problemas e prejudicar o resultado da cirurgia. Normalmente os drenos são retirados antes da alta hospitalar.

3. Curativos

Os curativos são realizados diariamente, ou mais de uma vez ao dia, pela equipe de enfermagem e sob orientação médica. A presença de sangue ou pus deve ser informada à equipe médica.

4. Cartilha de Orientações pós-operatórias