Dr. Elio Barreto

Cirurgião Oncológico

CRM/RN 3690 RQE 880 / 881

Sobre a Especialidade

As Doenças e agravos não transmissíveis-DANT, são as principais causas de adoecimento e morte no mundo. Dentre elas, as doenças cardiovasculares e o câncer assumem destaque em razão das suas incidências. Dados do Global Cancer Observatory apontam para um aumento de 63,4% no número de casos novos e de 71,5% na mortalidade por câncer no mundo até o ano de 2040. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes com um aumento de 78,4% no número de casos novos e de 95,5% na mortalidade por câncer. Trata-se de um problema de saúde pública.

A cirurgia oncológica é uma especialidade cirúrgica cuja formação do cirurgião é vocacionada para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes portadores de câncer dos diversos aparelhos e sistemas, como digestivo, urológico, ginecológico, pele, partes moles, respiratório, endócrino, mama, osteomuscular e cabeça e pescoço.

Em que pese todos os avanços evidenciados com novos medicamentos e modalidades de tratamento, como por exemplo, a imunoterapia, é fato que os pacientes portadores de câncer necessitam de um tratamento cirúrgico adequado, realizado por cirurgião habilitado, para alcançarem a cura de seus tumores. São raríssimas as situações onde o paciente consegue atingir a cura de tumores sólidos sem uma intervenção cirúrgica realizada por profissional habilitado e em momento oportuno. O cirurgião oncológico é, portanto, um oncologista com habilidades cirúrgicas e imprescindível no tratamento dos cânceres com o propósito de cura da doença.

Os avanços em novas modalidades de tratamento, como a cirurgia citorredutora e quimioterapia intraperitoneal com hipertermia, para o tratamento das neoplasias (câncer) com acometimento peritoneal, têm proporcionado uma nova e real perspectiva de cura de situações que até então eram consideradas paliativas. Tecnologias como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica, quando bem indicadas, podem trazer benefícios para os pacientes, no entanto, nada substitui uma avaliação especializada e detalhada por um cirurgião com formação em oncologia.

Esforços devem ser concentrados, na saúde pública e privada, na atenção à prevenção. É fato que hábitos de vida e alimentação saudáveis, associado a eliminação de vícios como o fumo e bebidas alcoólicas, tratamento da obesidade e acompanhamento médico regular reduzem significativamente o risco de surgimento de câncer, assim como, podem permitir um diagnóstico mais precoce, aumentando as chances de cura com tratamentos menos agressivos e com menores sequelas.

Na Clinica Elio Barreto trabalhamos com uma equipe multiprofissional e multidisciplinar com o objetivo de proporcionar uma experiência personalizada no cuidado ao paciente com câncer, considerando os aspectos técnicos, biológicos, psicossociais relevantes no tratamento.